sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Verão Azul

´

15 DE FEVEREIRO
1959 - Nasceu Ali Campbell, vocalista dos UB40.
1960 - Nasceu Mikey Craig, baixista dos Culture Club.
1977 - Glen Matlock, baixista dos Sex Pistols, era despedido da banda e substituído por Sid Vicious.
1991 - Depois de terminado o namoro com Rod Stewart, Kelly Emberg recebia como indemnização uma suite em Los Angeles no valor de 25 milhões de dólares.
1996 - Com vendas superiores a 3.9 milhões de singles, os Take That lideravam a tabela dos artistas que mais singles vendiam no Reino Unido.
1997 - Os U2 entravam para o primeiro lugar da tabela de singles britânica com 'Discoteque', o terceiro single Nº1 da banda no Reino Unido.






Este Single "Tarzan Boy" foi um dos meus Hit´s de Infancia,o autor deste grande êxito dos anos 80,são os Baltimora.Pois é Baltimora era o pseudónimo de Jimmy McShane, um britânico natural de Londonderry, que em 1985 saiu do anonimato com o já citado single.Infelizmente...Pelas minhas pesquisas, descobri que Jimmy morreu em 1995, aos 37 anos, vítima de SIDA.






Olá era aquela marca por excelência dos gelados que comiamos e "choravamos" por mais. Lembro-me de comprar um corneto com uma nota de 20$00 (escudos) isto por volta de 1980/82.E com eles vinham aquelas ofertas como os bonecos de plástico.No Porto havia também os gelados Globo (que ainda se comercializa) e Rajá.





Londres sempre foi um cenário ideal para perseguições policiais e assaltantes perversos,para combater essa criminalidade tínhamos duas personagens fortes no combate ao crime organizado. Dempsey & Makepeace eram os nossos heróis nessa perigosa aventura. Segundas-Feiras á noite já tinhamos um bom motivo para ficarmos agarrados ao ecrã. Mais uma grande série dos anos 80.


The Police foi uma banda de rock formada pelo baixista e vocalista Sting, o guitarrista Andy Summers e o baterista Stewart Copeland. A banda tinha influências do reggae, punk e do jazz. É considerada uma das melhores bandas da década de 80 e tem grandes sucessos como Roxanne e Every Breath you Take. Em 2007, a banda retornou em fevereiro com uma turnê comemorativa dos 30 anos.

História

Formação e início de carreira
Em 1976,
Sting tocava com uma banda de jazz-rock chamada Last Exit. Stewart Copeland, que era o baterista do Curved Air (uma banda de rock progressivo), viu a performance de Sting e ficou impressionado. Logo depois do Last Exit ter se dissolvido, os dois músicos decidiram formar a uma banda com o guitarrista Henry Padovani.
Mais tarde, em 1977 já com o nome The Police, a banda lançou seu primeiro single, "Fall Out", pelo selo independente Illegal Records, que foi criado por
Stewart Copeland e seu irmão Miles (empresário do Police). O single teve um sucesso considerável para um lançamento independente, vendendo aproximadamente 70 mil cópias.
Andy Summers uniu-se ao grupo e eles tocaram algumas vezes como um quarteto. Finalmente Padovani decidiu sair da banda, deixando Sting, Stewart Copeland e Andy Summers.
O Police assinou com a gravadora
A&M em 1978, lançando o single "Roxanne", que não obteve grande sucesso. Já o segundo single "Can't Stand Losing You", conseguiu ficar entre os 50 mais vendidos da parada britânica. No verão de 1978, eles saíram em excursão pelos EUA, sem nenhum disco como suporte, atravessando o país em uma van alugada e tocando com equipamento alugado.
Em 1978 foi lançado
Outlandos d'Amour que começou uma escalada lenta ao Top 10 britânico ao Top 30 americano. Imediatamente depois de seu lançamento, o grupo começou uma excursão britânica, lançou o single "So Lonely". Em 1979, o relançamento de "Roxanne" alcançou o 12º lugar nas paradas britânicas e 23º nos Estados Unidos, levando o disco Outlandos d'Amour ao sexto lugar. "Can't Stand Losing You" chega a ser número 2 na Inglaterra. No verão de 1979, Sting apareceu em Quadrophenia, um filme britânico baseado no álbum do The Who de mesmo nome; mais tarde nesse ano, ele atuou em "Radio On".
Precedido pelo single "Message in a Bottle", número um nas paradas britânicas,
Reggatta de Blanc (1979), fez do grupo estrelas na Inglaterra e Europa, encabeçando as paradas por quatro semanas. Depois de seu lançamento, Miles Copeland mandou a banda em turnê por diversos países que raramente tinham shows de músicos estrangeiros, entre eles a Tailândia, Índia, México, Grécia e Egito.

Trabalhos na década de 80
Zenyatta Mondatta, lançado em 1980, alcançou o Top 10 nos EUA e Canadá. Na Inglaterra o álbum ficou por quatro semanas em primeiro lugar. "Don't Stand So Close To Me", o primeiro single do álbum, foi o segundo single número um do Police no Reino Unido; nos EUA, foi o segundo single a alcançar o Top 10 em 1981, seguido pela colocação número 10 de "De Do Do Do, De Da Da Da".
A banda retornou ao estúdio em 1981 para gravar seu quarto álbum com produtor Hugh Padgham. As sessões foram filmadas para um programa de TV da
BBC apresentado por Jools Holland, terminado após alguns meses, o álbum Ghost in the Machine, saiu em 1981. Ghost in the Machine tornou-se um hit imediato, alcançando o primeiro lugar no Reino Unido e o segundo nos EUA, "Every Little Thing She Does is Magic" veio a ser seu grande sucesso. Depois de seu sucesso devastador em 1980 e em 1981, foram chamados de o Melhor Grupo Britânico no primeiro Brit Awards e ganharam três Grammys.
A banda fez um intervalo em 1982. Embora eles tenham feito seus primeiros concertos de arena
cada membro seguiu seus próprios projetos durante este ano. Sting actuou no filme "Brimstone and Treacle", lançando um single solo. "Spread A Little Happiness" que faz parte da trilha sonora do filme, a música se tornou um hit britânico.
Copeland fez a trilha sonora para o filme "O Selvagem da Motocicleta (Rumble Fish)" de Francis Ford Coppola, também fez as músicas de "King Lear" para a companhia de ballet de San Francisco, e lançou um álbum solo sob o pseudônimo Klark Kent, além de também tocar em várias sessões com
Peter Gabriel. Summers gravou um álbum instrumental: "I Advance Masked", com Robert Fripp.
O Police voltou em 1983 com
Synchronicity, que entrou para as paradas britânicas já em primeiro lugar e rapidamente alcançou a mesma posição nas paradas americanas, onde permaneceu por 17 semanas. Synchronicity tornou-se um grande sucesso devido à força da balada "Every Breath You Take". Ficando oito semanas no topo das paradas americanas, "Every Breath You Take" tornou-se um dos maiores hits americanos de todos os tempos. Nas paradas britânicas a música ficou no topo por quatro semanas. "King Of Pain" e "Wrapped Around Your Finger" vieram a ser hits no decorrer do ano de 1983, fazendo com que Synchronicity fosse multi-platina nos EUA e Grã-Bretanha.
O Police promoveu o álbum com uma turnê mundial de grande sucesso que precedeu as turnês do restante dos anos 80. Assim que a turnê terminou, o grupo anunciou que iria entrar em "licença" a fim de seguir interesses pessoais fora da banda.
O Police nunca retornou dessa licença. Durante a turnê de
Synchronicity, as tensões pessoais e criativas entre os membros da banda tinham aumentado muito, e eles não tiveram nenhum desejo de trabalhar juntos por um tempo.

Reuniões
Durante o ano de 1986, O Police teve algumas tentativas de reunião, tocando no concerto para a Anistia Internacional e tentando gravar algumas músicas novas para um álbum.
No decorrer da sessão de estúdio, pareceu que
Sting tinha a intenção de dar a banda gravar suas novas músicas, então o grupo regravou algumas canções antigas, mas Copeland sofreu um acidente em um jogo pólo. Impedido de tocar, o grupo apresentou somente uma nova versão de "Don't Stand So Close to Me". Invés de um disco de músicas inéditas foi lançada uma compilação "Every Breath You Take - The Singles" na época de Natal em 1986, vindo a ser o quinto primeiro lugar do grupo nas paradas britânicas, o quarto Top 10 americano. Após esse lançamento, o grupo silenciosamente se dissolveu.
Em 2003, a banda fez um show único no
Rock and Roll Hall of Fame tocando Roxanne, Message in a Bottle e Every Breath you Take.
A banda retornou em F
evereiro de 2007 começando assim uma turnê em comemoração aos 30 anos de laçamento do primeiro compacto. O último show da banda da turné de 2007/08 foi no dia 7 de agosto no Madison Square Garden. Segundo Copeland a banda nunca mais irá subir aos palcos novamente. Apenas foi lançado o Certifiable no dia 11 de novembro.

Discografia

Álbuns
Outlandos d'Amour (Novembro de 1978)
Reggatta de Blanc (Outubro de 1979)
Zenyatta Mondatta (Outubro de 1980)
Ghost in the Machine (Outubro de 1981)
Synchronicity (Junho de 1983)

Álbuns Ao-vivo
Live! (Junho de 1995)
Certifiable: Live in Buenos Aires (
11 de Novembro de 2008)

Compilações
Every Breath You Take: The Singles (Outubro de 1986)
Greatest Hits (The Police) (
Setembro de 1992)
Message in a Bootle: The Complete Recordings (
28 de Setembro de 1993)
Every Breath You Take: The Classics (
12 de Setembro de 1995)
The Very Best Of... Sting & The Police (
1997, 2002)
The Police (5 de Junho de 2007)

Outros
The Secret Policeman's Ball - (
1981)
Urgh! A Music War - (
Maio de 1982)
Brimstone and Treacle - (
1 de Julho de 1982)
Strontium 90: Police Academy - (
29 de Julho de 1997)

Integrantes
(Janeiro de 1977-Julho de 1977)
Sting - Baixo, Vocal
Henry Padovani - Guitarra
Stewart Copeland - Bateria
(Julho de 1977-Agosto de 1977)
Sting - Baixo, Vocal
Henry Padovani - Guitarra
Andy Summers - Guitarra
Stewart Copeland - Bateria
(Agosto de 1977-1984)
Sting - Baixo, Vocal
Andy Summers - Guitarra
Stewart Copeland - Bateria
(Junho de 1986-Janeiro de 2007)
(Sem atividade)
(Janeiro de 2007-Agosto de 2008)
Sting - Baixo, Vocal
Andy Summers - Guitarra
Stewart Copeland - Bateria



Estes relógios quando apareceram tornaram-se uma autêntica febre. Não havia um único pulso que não usasse um relógio digital. Lá na escola, à hora marcada, tocavam todos ao mesmo tempo... E eram caros. Hoje, em qualquer loja do chinês encontramos um autêntico made in Taiwan por módicos € 5,00...




Marcou a juventude da Península Ibérica no início dos anos 80 e era um dos programas televisivos mais vistos nas televisões: Verão Azul, era uma série da televisão espanhola que narrava as aventuras e desventuras de um grupo de jovens que se conhece durante as férias grandes na cidade de Nerja, em Málaga. Pode-se dizer que esta série sempre vai fazer parte da nossa nostalgia televisiva, desde que me lembro da morte do velho chanquete nada foi igual na Televisão Portuguesa. O nó na garganta ainda esta lá…Grande Série, magnificas interpretações.








Os jogo tradicionais fazem parte do nosso imaginário colectivo. Todavia, ao serem tradicionais implica que tenham sido largamente esquecidos. Infelizmente. O jogo do pião, por exemplo, foi um divertimento saudável transversal a várias gerações. Os campeonatos de rua, bairro ou aldeia ficaram na memória de grande parte da nossa população. Seduzidos por novos jogos, cada vez mais solitários e electrónicos, os mais jovens vão deixando de encontrar significado e lazer nos jogos tradicionais portugueses. Obviamente, que parte da culpa advém de uma sociedade cada vez mais solitária e filha de um urbanismo que isola os mais novos. Por outro lado, a escola e os familiares devem fomentar a ligação das novas geração aos jogos tradicionais, recuperando o espírito de desportos de lazer e de grupo. Daquilo que me lembro, só troquei o pião pelo iô-iô muito tarde. Não recordo de na minha escola alguma geração a seguir à minha ter jogado ao tradicional pião. O pião é um objecto cónico, geralmente de madeira, com uma ponta de metal. É lançado com ajuda de um fio (conhecido por "fieira"), que o faz girar. Os piões são conhecidos desde a antiguidade., tendo sido encontrados piões de argila, decorados, originários da Babilónia. O jogo do pião praticado intensamente pelos rapazes durante a primeira metade deste século volta a surgir sobretudo nos pátios das escolas. O pião é conhecido há milhares de anos. Foi primeiro confundido com a pitorra e só apareceu com este nome a partir do séc. XIV. A diferença entre um e outro está em que a pitorra gira por efeito de sucessivos impulsos, ao passo que o pião é animado com um único movimento.
Fomos os últimos do pião e do berlinde. O meu pai, esse, foi até gastar as mãos.









PLAYLIST


OMD - Enola Gay





Herois do Mar - Alegria




















Baltimora - Tarzan Boy




Ofra Haza - Im Nin Alu






The Police - Every Breath You Take






Culture Club - The War Song






Talk Talk - This is my life






Trovante - Balada das Sete Saias




Cindy Lauper - Time After Time





Housemartins - Build



Scotch - Take me Up





1 comentário:

  1. Caro Domingos,
    gostei de reviver todas essas recordações. Gostei também de rever o artigo sobre o detergente Juá, que por acaso foi "pescado" no meu humilde blogue. Podes ficar à vontade para republicar mas por uma questão de "o seu a seu dono" não ficaria mal uma referênciazita à origem.

    Bom trabalho e boas nostalgias.

    ResponderEliminar