sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

A Baby Suicida


14 DE FEVEREIRO
1959 - Cliff Richard recebia a distinção de Artista Revelação na entrega de prémios anual da revista NME.
1978 - Os Dire Straits começavam as gravações do seu primeiro álbum, nos estúdios Basing Street, em Londres. O projeto custou cerca de 22 mil dólares.
1984 - Elton John dava o nó com a engenheira de som alemã Renate Blauel, em Sydney, na Austrália.
1998 - O tema 'My Heart Will Go On' de Céline Dion estabelecia um novo recorde de airplay nas rádios americanas ao rodar cerca de 116 milhões de vezes em apenas uma semana.
2003 - Segundo indicações da Operação Acetone, uma equipa de investigação que seguia o rasto de material dos Beatles roubado, a polícia Australiana recuperava as cassetes originais das gravações dos álbuns 'White album' e 'Abbey Road' de 1968 que estavam a ser postas à venda através de um anúncio de jornal.
2005 - A revista Kerrang! publicava a lista dos Melhores Álbuns Rock Britânicos, segundo resultado de uma votação realizada pelos leitores. O álbum homónimo dos Black Sabbath liderava a tabela seguido de 'Number Of The Beast' dos Iron Maiden; em terceiro estava o álbum 'Never Mind the Bollocks' dos Sex Pistols, e em quarto lugar da lista estavam os Led Zeppelin com o álbum 'IV'.






Adelaide Ferreira nasceu em Minde, Alcanena a 23 de Setembro de 1959. É actriz e cantora.

História
Recebeu a sua formação em teatro através do CENDREV - Centro Dramático de Évora (1976) ingressando, de seguida, no
Grupo 4 do Teatro Aberto, onde trabalha sob a direcção de João Lourenço contracenando com Lia Gama, Rui Mendes, Henriqueta Maia, Irene Cruz, entre outros. Aí participa em espectáculos como Os Macacões e O Caso da Mãozinha Misteriosa, de Ary dos Santos; O Chá dos Generais, de Boris Vian; Crónica Atribulada do Esperançoso Fagundes, de Luís de Sttau Monteiro; Corpo Delito na Sala de Espelhos, de José Cardoso Pires; Andorra, de Marx Fritch de que foi protagonista em 1980.
Grava os singles "Meu Amor (Vamos Conversar os Dois") e "Espero Por Ti" que tiveram a participação de
Paulo de Carvalho.
Entretanto trabalha no cinema participando no filme (Kilas o Mau da Fita) de
José Fonseca e Costa.
Em 1981 edita o single Baby Suicida que se torna um grande sucesso.
Edita novo single com os temas "Bichos" e "Trânsito".
Edita em 1983 o máxi-single "Não Não Não".
No
Festival RTP da canção de 1984 vence o prémio de interpretação com o tema "Quero-Te, Choro-Te, Odeio-Te, Adoro-Te". É convidada para o Festival da OTI, realizado no México, onde fica em 2º lugar com o tema "Vem No Meu Sonho".
Em 1985 vence o
Festival RTP da Canção com o tema Penso Em Ti (Eu Sei) (uma balada), representando Portugal no Festival Eurovisão da Canção, onde terminou num decepcionante 18º lugar (penúltimo, à frente apenas da canção da Bélgica, interpretada por Linda Lepomme) e 9 pontos. . Nesse ano estreia-se em televisão na série Duarte & Cia., de Rogério Ceitil (RTP1).
Em 1986 edita o álbum "Entre Um Coco e Um Adeus".
"Amantes Imortais" é o disco de 1989 onde aparece a balada "Dava Tudo".
Em 1995 regressa aos discos com o álbum "O Realizador Está Louco" editado pela Vidisco.
Em 1998, a BMG lança o álbum "Só Baladas" com algumas das baladas antigas mais bonitas e seis inéditas. O primeiro single é uma nova versão de "Papel Principal" com a participação de
Dulce Pontes.
Em 2000 é editado o álbum "Sentidos".
Em 2006, Adelaide Ferreira, regressou à música pela mão do produtor
Luís Jardim, que com ela assinou Mais Forte que a Paixão , disco gravado entre Lisboa e Londres.

Discografia

Álbuns
Entre Um Coco e Um Adeus(LP, Polygram,1986)
Amantes Imortais / Fast'n Fear (2LP, MBP, 1989)
O Realizador está Louco (CD, Vidisco, 1996)
Só Baladas (Compilação, BMG, 1998)
Sentidos (CD, BMG, 2000)
Mais Forte que a Paixão (CD, Farol Música, 2006)
O Melhor de Adelaide Ferreira (Compilação FAROL MUSICA-S.P.E.A.V., LDA, 2008)

Compactos
Meu Amor Vamos Conversar os Dois (Single, Nova, 1978)
Espero por Ti/Alegria Em Flor (Single, Nova, 1980)
Baby Suicida/A Tua Noite (Single, Vadeca, 1981)
Bichos/Trânsito (Single, Vadeca, 1981)
Não Não Não/Danada do Rock'n'Roll (Máxi, Polygram, 1983)
Quero-Te, Choro-te, Odeio-Te, Adoro-te (Single, Polygram, 1984)
Penso em Ti, Eu Sei/Vem No Meu Sonho (Single, Polygram, 1985)

Colectâneas
BB3 (2001) - Outro Sol
O Olhar da Serpente (2002) - O Olhar da Serpente

Actriz
Participou em
1990 no programa Grande Noite de Filipe La Féria para a RTP1. Em 1999 participou no programa "Bastidores", Tem participado em algumas novelas da TVI, como Tudo por Amor e "Morangos com açucar", e alguns telefilmes. Em 2008 participa na novela da SIC, Podia Acabar o Mundo.

As palavras de Adelaide...
"Se, por um lado, foi muito bom, porque me revelou como intérprete de baladas, por outro lado, a minha participação na Eurovisão foi muito frustrante e desgastante, porque víamos o investimento que os países faziam nas suas canções, o que não acontecia com a promoção das nossas músicas."


Esta semana recordamos-lhe a história da saga de filmes 'Arma Mortífera'.
Martin Riggs (Mel Gibson) não é um polícia comum. Ele é um Mad Max versão maníaco, um homem cuja vontade de matar e instinto suicida o tornam numa Arma Mortífera para o seu opositor. Ou mesmo para um colega seu. Por outro lado Roger Murtaugh (Danny Glover) é um devective de homicídios dado à boa paz, com uma família feliz, uma boa casa e com uma reforma que não quer perder.

Imagine-se a surpresa de Murtaugh quando se apercebe quem é o seu novo parceiro que nada tem a perder: o explosivo Martin Riggs. Arma Mortífera é um filme de acção com dois polícias ex-combatentes do Vietname que apenas têm mais uma coisa em comum: odeiam trabalhar em equipa. Mas o seu trabalho conjunto acaba por ser a chave de sobrevivência quando uma investigação de rotina sobre um assassínio se torna uma guerra contra uma rede internacional de tráfego de heroína. O filme é do realizador Richard Donner.
Os dias e noites quentes de Los Angeles explodem em cenas de acção ininterruptas. A título de curiosidade, saiba que para actuar nas cenas de acção de 'Lethal Weapon', Mel Gibson teve que aprender três formas de artes marciais: jiu-jitsu, capoeira e o jailhouse rock (uma forma de luta dos escravos americanos). A cena final do filme, em que o personagem Martin Riggs luta durante cinco minutos debaixo de chuva, foi rodada em quatro noites.

O director italiano Franco Zeffirelli decidiu convidar Mel Gibson para protagonizar o filme Hamlet depois de ter assistido à cena da tentativa de suicídio que o actor fez em 'Lethal Weapon'. 'Arma Mortífera' foi o primeiro de uma série de quatro filmes com os personagens 'Martin Riggs' e 'Roger Murtaugh'.



Eartha Mae Kitt (17 de Janeiro de 1927 - 25 de Dezembro de 2008), Carolina do Sul, Estados Unidos foi uma atriz, cantora e estrela de cabaré norte-americana, mais famosa, talvez por sua participação como Mulher-Gato no seriado dos anos 60 Batman e Robin.


Pequena biografia
Filha de mãe parte afro-americana, parte Cherokee e pai branco, a cantora participou de apenas três únicos episódios do famoso seriado, mas não foi bem aceita pelo público, que rejeitou uma "Mulher-Gato negra". Apesar dos estranhamentos, Artha ficou muito conhecida por sua risada e seu “rugido” áspero.
Participou de apenas três únicos episódios do seriado e diminuindo a audiência da época pois muitos fãs não aceitavam uma Mulher-Gato negra. Com tantas reclamações Julie Newmar volta rapidamente para o papel mesmo com o cabelo tingido de loiro.


Curiosidades
Foi a segunda intérprete da Mulher-Gato, a primeira negra
Interpretou a Mulher-Gato em apenas três únicos episódios do Seriado Batman substituindo
Julie Newmar.
Eartha era cantora de jazz.
As suas fotos vestida de Mulher-Gato são muito limitadas, pois a mesma participou apenas de três únicos episódio do seriado
Batman.
Foi a primeira atriz a apresentar o uniforme da Mulher-Gato (preto) em cor diferente (verde na sua primeira aparição e azul na segunda),não deixando de também aparecer de preto.


Filmografia
Cherrys (2005)
Instant Karma (2005)
Emperor`s New Groove II, The (2005) (V) .... Yzma
On the One (2004)
Holes (2003) .... Madame Zeroni
Santa Baby! (2001) (TV) (voz) .... Emerald
"Feast of All Saints" (2001) (mini) TV Series .... Lola Dede
Emperor`s New Groove, The (2000) (voz) .... Yzma
"Wild Thornberrys, The" (1998) TV Series (voz) .... Additional Voices
Ill Gotten Gains (1997) (voz) .... The Wood
Harriet the Spy (1996) .... Agatha K. Plummer
Fatal Instinct (1993) .... First Trial Judge
Boomerang (1992) .... Lady Eloise
Ernest Scared Stupid (1991) .... Old Lady Hackmore
Desperately Seeking Roger (1991) (TV)
Living Doll (1990)
Erik the Viking (1989) .... Freya
Master of Dragonard Hill (1989) .... Naomi
Dragonard (1987) .... Naomi
Pink Chiquitas, The (1987) .... voz de Betty, the Meteor
Serpent Warriors, The (1985)
Night on the Town, A (1983) (TV)
To Kill a Cop (1978) (TV) .... Paula
Friday Foster (1975) .... Madame Rena
Lieutenant Schuster`s Wife (1972) (TV) .... Lady
Up the Chastity Belt (1971) .... Scherazade
All About People (1967) .... Narradora
Batman, The movie (1966) .... Catwoman/ Selina Kyle
Synanon (1965) .... Betty Coleman
Onkel Toms Hütte (1965) (não cred.) .... Cantora
Saint of Devil`s Island (1961)
Anna Lucasta (1959) .... Anna Lucasta
St. Louis Blues (1958) .... Gogo Germaine
Mark of the Hawk, The (1958) .... Renee




Se calhar nem imaginava que os hoje em dia tão comuns e ultra modernos airbags já vêm da década de 70... Pois é... Foi em 1978 que foi produzido em série o primeiro carro com uma bolsa insuflável (o airbag). Foi o Mercedes-Benz Classe S.
1989 foi quando os automóveis começaram a ter um Sistema Completo de Sensores e airbags frontais. Os primeiros esforços para adaptar o airbag para o uso em carros apresentaram problemas devido aos preços abusivos e obstáculos técnicos. O airbag é um componente de segurança usado também em algumas máquinas industriais. Quando o carro sofre um grande impacto, vários sensores dispostos em partes estratégicas do veículo (frontal, traseiro, lateral direito e lateral esquerdo) são accionados de modo a que se abra o airbag mais adequado. Este dispositivo é constituído de pastilhas de nitrogénio que são accionadas por uma descarga eléctrica pela central electrónica dentro de um 'balão de ar' muito resistente.
Actualmente existem modelos que calculam a severidade do impacto e a consequente intensidade com que o airbag deve 'inchar'. Os primeiros airbags só eram activados se o motorista estivesse a usar o cinto de segurança.
Alguns veículos sem bancos traseiros, como os camiões pick-up e carros descapotáveis, ou com bancos traseiros muito pequenos para acomodar cintos de segurança para crianças, têm uma chave de liga/desliga para o airbag do passageiro que vem instalado de fábrica. Nos anos 80, a maioria dos veículos apresentava apenas um airbag, instalado na direcção do volante e protegendo o motorista do carro. Durante os anos 90, tornaram-se comuns os airbags para os passageiros no banco da frente e os airbags entre as portas e os ocupantes do veículo, para colisões laterais.




As Fábulas da Floresta Verde eram uns excelentes desenhos animados da nossa infância, era uma constante de animais que viviam num fabulosa floresta, desde castores, raposas e rápidos esquilos tudo valia para uma boa aventura.Eram grandes os nossos sábados de manhã.("É bom ver na floresta o Sol nascer, é bom imaginar o que irá acontecer, são tantas amizades, são histórias de amizades que vão nossos amigos animais viver...")



É indiscutivelmente um dos ratos mais famosos do mundo, entrava nas nossas casas nas manhãs dos fins-de-semana. Fazia-se acompanhar ao piano por Rui Guedes (falecido recentemente), encantava crianças e graúdos com a sua boa disposição.Topo Gigio é um boneco originalmente criado na Itália e despertava em nós um sentimento de ternura para com ele. Hoje em dia faz falta a televisão Portuguesa um Topo Gigio sempre bem disposto e sincero.



Diane Ernestine Ross conhecida como Diana Ross (Detroit, Michigan, 26 de março de 1944) é uma artista americana de soul, R&B e pop, e uma das cantoras mais famosas de seu tempo. Estima-se que as vendas de seus discos e álbuns já ultrapassaram a marca de 100 milhões de cópias.


Biografia
Segunda dentre seis irmãos, três mulheres e três homens, filhos do operário Fred Ross e da professora Ernestine Earle Ross, formou, junto com Mary Wilson, Florence Ballard e Barbara Martin um grupo chamado The Primettes, em
1959. Depois de assinarem com a gravadora Motown em 1961, seu nome foi mudado para The Supremes, em 1963. Posteriormente, em 1967, tornaram-se Diana Ross and the Supremes. Durante este período, atingiram por 12 vezes o primeiro lugar nas paradas de sucesso norte-americanas.
Em janeiro de
1970, Diana deixou o grupo e partiu para uma carreira solo, fazendo sucesso especial com a canção Ain't No Mountain High Enough. Estrelou também um filme sobre a vida de Billie Holliday chamado Lady Sings the Blues, sendo premiada pela trilha sonora. Em 1973, gravou um álbum com Marvin Gaye intitulado Diana and Marvin, com o destaque para My Mistake (Was to Love You). Em 1975 novamente participou em um filme, Mahogany (1975) e seu tema musical Do You Know Where You're Going To? também chegou ao primeiro lugar.
De
1976 a 1980, gravou também sucessos em estilo disco, como Love Hangover (1976); What You Gave Me (1978), The Boss e It's My House (1979), de Ashford & Simpson; e Upside Down, I'm Coming Out e My Old Piano (da dupla Nile Rodgers e Bernard Edwards). Em 1981, fez um dueto romântico com Lionel Richie em Endless Love, que foi o último sucesso pela gravadora Motown. Posteriormente assinou com a gravadora RCA. Depois de uma queda em vendagens em meados dos anos 80, retornou à Motown.
Diana teve duas filhas com o divulgador musical
Robert Ellis Silberstein, dois filhos com o executivo norueguês Arne Næss Jr. (morto em 2000) e uma filha com o fundador da Motown, Berry Gordy. No início 2004, foi presa ao ser flagrada dirigindo na contramão em estado de embriaguez. Já estivera em 2003 numa clínica para dependentes de álcool e drogas. Diana Ross é uma Diva lendária. Ela é, sem sombra de dúvidas, uma das maiores inspirações para todas as cantoras de R&B.


PLAYLIST

Adelaide Ferreira - Baby Suicida



Murray Head- One night in Bangkok



Madonna - True Blue



Eartha Kitt - This is my life



GNR - Dunas



Kajagoogoo - Too Shy



Dire Straits - Sultans of swing




Taxi - Chiclete



Giorgio Moroder - Together in Electric Dreams



Miguel Bose - Amante Bandido




Diana Ross - Eaten Alive







Sem comentários:

Enviar um comentário