sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Estamos de volta aos 80

A década de 1980, ou simplesmente década de 80, conhecida ainda como anos 80, foi o período de tempo entre os anos 1980 e 1989. Foi um período bastante marcante para a história do século XX segundo o ponto de vista dos acontecimentos políticos e sociais: é eventualmente considerada como o fim da idade industrial e início da idade da informação.


Factos marcantes.
Desenvolvido o
IBM PC e o Apple Macintosh e as primeiras interfaces gráficas: o XFree86, Windows e o MacOS;
Desenvolvimento do
CD;
Lançamento da estação espacial
MIR, da União soviética;
Popularização dos
computadores pessoais, ou PCs, walkmans e videocassetes;
Início do Software Livre (Projeto GNU, Free Software Fundation).
Morte de John Lennon





Política
O atentado contra o
Papa João Paulo II e eleição de Ronald Reagan nos Estados Unidos da América e de Margaret Thatcher no Reino Unido marcariam toda a década de 80 e traçaram a política neoliberal que hoje é apanágio da maioria dos países capitalistas . Em 1989, após a Perestroika de Mihail Gorbachov, cai o muro de Berlim e a Europa começa então a falar a uma só voz.




Social
Os
Países Baixos liberaram a venda e consumo de erva em estabelecimentos específicos, os “coffee shops”. O uso recreativo do ecstasy saiu para as ruas. Um ano depois, a droga foi proibida nos EUA e inserida na categoria dos psicotrópicos mais perigosos. Nos anos 80, o preço de um quilo de cocaína cai de 55 mil (1981) para 25 mil dólares (1984), o que contribui para sua disseminação.


Música
No
rock, o punk renova-se, mais acelerado e intenso (como no hardcore). O hard rock distribui-se em inúmeras vertentes (thrash metal, speed metal, black metal, etc.). Inúmeras bandas de rock e pop surgiram nos anos 80: Dire Straits, A-ha, Supertramp, U2, The Smiths, Queen, Duran Duran, muitas dessas bandas tendo surgido em meados dos anos 70, mas que só se consolidaram na década de 80;





Os anos 80 são conhecidos como a década da música eletrónica. Nesta época, o New Wave e o Synthpop são géneros musicais mais vendáveis e populares, assim como toda a estrutura da Dance Music. Surge a MTV e o hip hop; advento da música eletrónica nas pistas de dança e as primeiras raves. No underground é criado o rótulo "música industrial" para bandas eletrónicas mais experimentais e obscuras, além de diversas bandas de rock de garagem que dariam origem ao grunge na década de 1990. Foi nos anos 80 que surgiu a vertente da música que mais deu origem à variantes, a House music. Inspirada em experimentações sobre batidos dos anos 70, principalmente a disco music, teve como principais representante: Bomb the bass, S'express, Gino latino, Coldcut entre outros mais.

No Brasil foi lançado o primeiro Rock in Rio. É inaugurado o Sambódromo na cidade do Rio de Janeiro em 1984.

De entre os artistas mais carismáticos, destacam-se
Michael Jackson, com o álbum Thriller, o mais vendido da história, e que também inventou o videoclipe moderno; a contraparte feminina, Madonna e Cyndi Lauper, um das principais ícones fashion de todos os tempos; Tina Turner voltou ao mundo da música lançando um novo álbum, Private Dancer, mega sucesso que a consagrou como rainha do pop, além de apresentações eletrizantes ao redor do mundo. Outros cantores que se destacam nessa década são Kylie Minogue, Janet Jackson, Boy George, Lionel Richie, David Bowie, Whitney Houston, Paula Abdul, Prince, Billy Idol, Bruce Springsteen, Laura Branigan, entre outros.

Personalidades em destaque
António Ramalho Eanes
Mikhail Gorbachev
Papa João Paulo II
Ronald Reagan
Margaret Thatcher
Lech Walesa
Princesa Diana





Desporto
Olímpidas de Moscovo em 1980








Campeonato do Mundo do México de 1986 - campeã: Argentina

Los Angeles Lakers/Boston Celtics/Chicago Bulls, Revelam para mundo talentos como Kareem Abdul-Jabbar, Magic Johnson, Michael Jordan, Larry Bird.
Nelson Piquet é três vezes campeão da fórmula 1, 1981-1983-1987
Ayrton Senna
Brasil derrota URSS em partida histórica de voleibol no Maracanã em 1983.
Emerson Fittipaldi vence as 500 milhas de Indianápolis em 1989.

Efemérides

8 de Março 1986 - Diana Ross estava no primeiro lugar da tabela de singles britânica com o 'Chain Reaction', tema escrito e produzido pelos Bee Gees.

9 de Março 1985 - Os Dead Or Alive lideravam a tabela de singles britânica com o tema 'You Spin Me Round (Like A Record)'.1985 - O tema 'Can't Fight This Feeling' dos REO Speedwagon começava uma corrida de três semanas no primeiro lugar da tabela de singles americana.

10 de Março 1984 - Os Van Halen mantinham a liderança da tabela de singles americana com o tema 'Jump'.

12 de Março 1983 - Bonnie Tyler conquistava o seu primeiro e único single Nº1 no Reino Unido com o tema 'Total Eclipse Of The Heart'.

12 de Março 1988 - Rick Astley começava uma corrida de duas semanas no topo da tabela de singles americana com 'Never Gonna Give You Up'.

13 de Março 1987 - Bob Seger and the Silver Bullet Band recebiam uma estrela no Passeio da Fama de Hollywood.
14 de Março 1981 - Os Roxy Music lideravam a tabela de singles britânica com a sua versão de 'Jealous Guy', um original de John Lennon.
14 de Março 1983 - Jon Bon Jovi, Richie Sambora e Alec John Such formavam os Bon Jovi.


Ainda se lembra?...

Os Sugus praticamente dispensam apresentação, mas é sempre bom recordar um doce que tanto nos acompanhou no tempo de escola. Os Sugus são uns caramelos duros, criados pela empresa suíça Suchard, em 1931.
A origem do nome está nas línguas escandinavas, nas quais 'suge' significa chupar. Nos anos 70 e 80 havia Sugus de laranja, ananás, morango e framboesa, embora mais tarde tivessem sido introduzidos outros sabores como limão e melão, por exemplo.
Certamente lembra-se que os Sugus tinham dois papelinhos: um colorido por fora e outro transparente que evitava que o caramelo se estragasse quando estava calor. Sugus foi um daqueles casos em que aquele tipo de doce ficou associado a este nome, embora seja uma marca.
E agora... cabe-lhe a si recuperar as recordações que certamente tem dos troquinhos da semanada que davam para comprar um pacote de sugus e uns chupa chupas... O mais engraçado dos pacotes de Sugus era ir com os amiguinhos e cada um comprar de um sabor diferente para depois se poder trocar. E agora vá beber água porque de certeza que já está a salivar a pensar nos ditos...


Quase a meio dos anos 80... os Kajagoogoo enchiam as páginas da Revista Bravo. Das simples notas de rodapé aos posters tamanho A3, não falhavam uma! Foram uma das bandas pop de que mais se ouviu falar nos anos 80. Foram descobertos em 79, quando ainda se chamavam 'Art Nouveau' e tocavam apenas instrumentais.
Foi em 1981, que decidiram abrir audições para encontrar um vocalista para o grupo. O eleito: Christopher Hamill, que preferiu adoptar o anagrama do seu apelido... Limahl (experimente ler Hamill do fim para o princípio). Com a sua entrada, os 'Art Nouveau' mudam-se para... para Kajagoogoo. No ano seguinte, assinam o seu primeiro contrato, e em 1983, é posto à venda o primeiro álbum: 'White Feathers', produzido pelo teclista e produtor dos Duran Duran. A música de lançamento, 'Too Shy' chegou ao 1º lugar do Top do Reino Unido e a 5ª nos Estados Unidos. Curiosamente, chegou primeiro aos Top's do que as músicas dos Duran Duran.
Do mesmo álbum, mais dois êxitos: 'Ooh to Be Ah' e 'Hang on Now'. Quanto mais sucesso os Kajagoogoo conseguiam, maiores eram as tensões dentro do grupo. De tal maneira que os restantes elementos do grupo entenderam que Limahl (o vocalista) era o principal responsável dos desentendimentos, e «pediram-lhe» que saísse.
Ainda editaram mais dois álbuns, que não subiram acima do 20º lugar dos Top's Mundiais. Entretanto, Strode, mais um dos elementos da banda, resolve sair também. Em 1985, sobram apenas três e o grupo passa a chamar-se Kaja. Como esta versão da banda também não trouxe resultados, em 1986, separaram-se de vez.
A solo, Limahl também se fez ao caminho e, numa primeira fase, ainda conseguiu um bom lugar nos Top's com 'Only Love' e, em 84, imenso êxito com 'Never Ending Story', de Giorgio Moroder - a música do filme com o mesmo nome. Continuou a gravar, mas nunca mais conseguiu um êxito comercial. O último foi em 1992, 'Love is Blind' e foi editado apenas na Alemanha.
A última vez que a banda se juntou foi para o programa 'Bands Reunited' do canal de televisão VH1. Nick Beggs, Steve Askew and Stuart Neale voltaram a tocar juntos como Kajagoogoo e, ao que tudo indica, que vão lançar um CD.


Curiosos desenhos animados dum país que já tem alguma tradição em animação, falo obviamente da Formiga Fredy. Fredy era uma formosa formiga que vivia num bosque (ou Pantano) excelente fabula de amigos muitos deles rastejantes. Lembro me por exemplo que umas carroças que penso que puxadas por gafanhotos ou escaravelhos.

Quem não se lembra deste autentico filme de culto? Rocky era aquele típico filme americano que conseguia cativar os jovens de quase todo o Mundo. Quem não se lembra do Choro compulsivo de Sylvester Stallone quando venceu o temível Dolph Lundgren num combate mortal até á Vitoria .As sequelas de Rocky não foram das melhores, mas continua em minha opinião a ser um filme intemporal...Ao que julgo saber as gravações do sexto filme da saga já tiveram inicio em Los Angeles e Sylvester Stallone continua a ser o Mr.Balboa.

Anos 80,decada onde nasceu para a musica pop internacional a famosa e Sensual Samantha Fox. Esta mulher de armas, mostrava sensualidade em tudo o que cantava. Samantha teve 2 ou 3 êxitos mais conhecidos,"Touch me" foi com toda a certeza o maior deles. Pelo que ouvi ultimamente Samantha Fox ainda faz canções mas com certeza com menos sex-apeal á mistura...A sua revelação mais recente é que chocou meio mundo...Afinal a Samantha Fox era lésbica.




Na segunda metade dos anos 80,tinhamos um herói simples, humilde e de besta na mão, chamava-se Guilherme Tell e entrava na nossa casa aos Domingos á tarde.Dedicava-se a ser justo com o próximo, roubava aos ricos para dar aos pobres como o seu contemporâneo Robin Hood. A música da série entrou no meu ouvido, hoje em dia ainda assobio o tema quando me distraio. Excelente Série Juvenil.




Quem não se lembra de Michael Knight e do seu companheiro inseparável Kitt nunca poderá ter vivido nos anos 80. Série que aos domingos ao fim da tarde punha milhares de adolescentes em frente ao pequeno ecrã. David hasselhoff mais tarde enveredou pelo caminho da música sem grande sucesso, mas o “Justiceiro” ainda teria tempo e coragem para se aventurar numas “Marés Vivas” cheias de Mulheres bonitas e atraentes.


Alain Prost, Nelson Piquet, Nicki Lauda, e Ayrton Senna brilhavam nas pistas da formula 1. A palavra competição era elevada ao máximo, os grandes duelos prendiam os telespectadores ao Ecrã movidos por um suspense sempre presente.
A Formula 1 tem perdido a sua magia, neste momento as maquina são muitos desiguais e normalmente são os carros que ditam as regras, um piloto que pode nem ter qualidade esta sujeito a ganhar um campeonato do Mundo.
Tenho saudades dos duelos Prost – Senna, Tenho saudades do aventureiro Piquet, tenho saudades da concentração de Lauda e do imprevisível Keke Rosberg.

O Renault 5 teve a sua explosão nos meados dos anos 80, o seu lançamento trouxe uma nova forma de encarar o automóvel tornando-o ao mesmo tempo popular, apetecível e acessível. Era um carro que entusiasmava muita gente, e tinha na sua segurança uma das principais atracções.
Talvez se lembrem dum anuncio da Renault que tinha esta musica bem conseguida, dando a conhecer o novo cujo modelo não me lembro, mas isso agora não interessa nada…







Há muito tempo que o nosso Zx Spectrum foi colocado num canto lá de casa, possivelmente até já o deitaram para o lixo, mas foi muito provavelmente das melhores recordações que temos dos anos 80.Foi nele que demos os primeiros passos informáticos, quem não se lembre de jogar ao Chuckie egg ou ao Bomb Jack? O nosso querido Spectrum foi o mais influente dos microcomputadores de 8 bits em Portugal, durante a década de 1980.




No Inverno com a chuva, não apetecia ir jogar ao Berlinde, nem brincar ao pião logo ficávamos em casa a jogar no nosso incrível e maravilhoso Sprectrum. Nesta altura não havia moto-4,nem jet ski´s…mas havia um veículo que nos fascinava. Os carrinhos de rolamentos faziam as nossas delícias, lembro-me de montar o meu carrinho juntamente com a miudagem da minha rua em Redondo. Era só coloca-lo na descida para os bombeiros e aquilo parecia que tinha asas, um bocado de madeira, uma corda, um prego e os próprios rolamentos são suficientes para construir esta obra-prima manual.Quem já teve um carrinho destes levante a mão…






Playlist da semana
1 - Heróis do Mar - Glória do Mundo
















2 - Wham - Wake me Up Before You Go-Go



3 - Andy y Lucas - De Qué de Vale




4 - Ivanna Spagna - Easy Lady




5 - Limhal - The Neverending Story




6 - Doce - É Demais




7 - Alphaville - Big in Japan




8 - Samantha Fox - Touch Me






9 - Trovante - Esplanada







10 - Domino - Here I Am






11 - A-ha - Take on Me





Sem comentários:

Enviar um comentário